Prótese Dentaria é Dentadura?

Prótese Dentaria é Dentadura?

Não Por jaime

A prótese total removível é indicada para as pessoas que perderam todos os dentes. Você sabia que a prótese dentária total removível é conhecida por dentadura? Mas será que prótese dentaria é dentadura? O que é prótese?

O que é prótese?

A prótese dentária é uma forma de substituição para os dentes que foram extraídos, que podem ser retirados e recolocados na sua boca.

Embora algumas pessoas levem um tempo para se habituar a utilização dela, e não sejam iguais aos dentes naturais extraídos, atualmente essas próteses oferecem uma aparência mais natural possível, com maior conforto e se comparadas com aquelas de alguns anos atrás.

Existem 2 tipos de próteses que são:

  • Prótese total

Conhecida como dentadura, é indicada para as pessoas que perderam todos os dentes. Nesse caso, como já mencionado esse tipo de prótese substitui toda a arcada dentária que foram extraídas.

  • Prótese parcial removível

Esse tipo de prótese consiste em uma estrutura metálica que fica apoiado nos dentes naturais, sendo recomendado para pessoas que não perderam todos os dentes. Esse tipo de prótese oferece uma alternativa móvel as pontes.

Para saber qual tipo de prótese será mais apropriada para você, não deixe de procurar um dentista, porque ele irá ajudar a escolher o melhor tipo, que irá depender do número de dentes a serem substituídos e o custo do seu tratamento.

Como você pôde ver nem toda protese dentaria é dentadura, apenas a prótese dentária total removível é conhecida e chamada de dentadura. No caso dessa prótese dentária total, conhecida como dentadura, a base acrílica que tem a mesma cor da mucosa bucal fica apoiada sobre as gengivas, cobrindo todo o palato conhecido pelo céu da boca. E a prótese total inferior permite um espaço livre para acomodar a língua.

Leia também:  Importância das Próteses Dentárias

As dentaduras são feitas sob medida pelo um protético, a partir de moldes tirados da sua boca. Apenas o dentista irá determinar qual é o melhor tipo de prótese para você.

Porque para você usar dentadura convencional, só será possível depois que os seus dentes remanescentes forem extraídos e os tecidos estiverem cicatrizado. A cicatrização poderá demorar alguns meses e durante esses meses e durante essa espera de cicatrização você permanece sem os dentes.

Já a prótese total imediata não é chamada por dentadura, porque a mesma é instalada imediatamente após as extrações dos seus dentes remanescestes.

Embora esse tipo de prótese imediata ofereça uma vantagem de não ficar sem os seus dentes, ela precisará ser reajustada nos meses seguintes após ser instaladas. Porque o osso no qual foi inserido o dente artificial sofre mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique folgada, sem estabilidade.

Logo nem toda prótese dentária é dentadura, apenas aquelas que são indicadas para as pessoas que perderam todos os dentes. Ou seja, é feita a dentadura para se usar, na parte superior e inferior da sua boca, com a base acrílica que tem a mesma cor da mucosa bucal.

Entendeu qual é a diferença de prótese dentária e dentadura? Comente abaixo!

No votes yet.
Please wait...