Pectina: te auxilia em uma vida mais saudável!

Pectina: te auxilia em uma vida mais saudável!

Não Por jaime

Sabia que existe um composto natural que, quando consumido com regularidade, ajuda a melhorar sua saúde e até dá aquela forcinha na hora do emagrecimento?

Estamos falando das pectinas, fibras que não só podem como devem ser incluídas em sua alimentação diária e que darão outra vida para a sua rotina alimentar, ajudando no funcionamento de seu corpo.

Ficou interessado em entender o que é pectina e como ela pode lhe ajudar? Acompanhe esse texto. Aqui vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa substância mágica.

O que é pectina

Você sabe o que é pectina? As pectinas são fibras solúveis que podem ser encontradas em frutas e vegetais, onde formam uma espécie de gel viscoso, o que pode ser facilmente percebido nas geleias de frutas.

Aliás, você encontra a pectina em boa quantidade nas frutas cítrica, na beterraba, na maçã, no tomate e na batata.

Por se tratar de fibras solúveis, as pectinas não são digeridas pelo intestino humano. Então, quando você consome um alimento que contenha pectina, um gel se forma em seu intestino, melhorando o trânsito intestinal e a absorção de água, acabando por exemplo com a prisão de ventre.

Além desse benefício, a pectina protege as veias do acúmulo de placas de gordura, resultado do excesso de LDL, o colesterol ruim, reduzindo também sua concentração.

A pectina reduz a absorção de glicose vinda dos alimentos, impede que substâncias tóxicas sejam absorvidas pelo organismo e ajuda inclusive na perda de peso, já que dá mais saciedade.

Pectina para que serve

Você tem alguma noção da pectina para que serve? A substância tem usos bem diversos. Por exemplo, na indústria alimentícia, aparece como gelificante ou como estabilizante, muito comum em geleias, sucos de frutas concentrados, produtos lácteos gelificados e confeitaria.

Já no universo dos medicamentos, a pectina é empregada para o tratamento da prisão de ventre e diarreia, enquanto pode ser utilizada inclusive em tecelagens, para a produção de linho.

Pectina caseira

Você sabe como obter a pectina caseira? A substância está presente na casca de frutas, como maçã, laranja, limão e maracujá, sendo que as frutas de cor verde possuem uma concentração maior de pectina.

Gostou desse artigo? Para ler mais deles é só clicar aqui!

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.