Passo o Ponto: o que é necessário saber

Passo o Ponto: o que é necessário saber

Não Por jaime

Entre as opções para iniciar um negócio está a de adquirir um estabelecimento encerrado ou em execução, assim, se evita iniciar uma loja desde os primeiros passos. Ao fazer o passo o ponto, não apenas as instalações são transferidas, mas todo o estoque da loja é obtido.

O que é um passo o ponto?

Quando uma empresa sofre o passo o ponto, ela é adquirida por um novo proprietário, permanecendo como era anteriormente. Na transferência de uma loja, os direitos e obrigações também são passados para o novo dono.

O valor da transferência é pago tanto pelas instalações quanto pela infraestrutura, material, estoque etc. O passo o ponto é feito quando o novo comprador deseja retomar o gerenciamento de um negócio que parou ou dar continuidade a um em execução, que possui certas condições privilegiadas, como: aluguel baixo, clientela nome fixo e conhecido etc.

Como acontece o passo o ponto?

Se não houver nenhum elemento que vá contra a lei e que impeça o passo o ponto RJ, alguns pontos devem ser levados em consideração:

Passando o ponto, o dono atual deve estar estabelecido no local e explorá-lo continuamente por pelo menos um ano, e o novo proprietário deve ter a obrigação de se dedicar o local seja nas atividades do mesmo tipo ou em outra.

Num local em que uma atividade comercial ou profissional é realizada, mas alugado; o passo o ponto pode ser realizado desde que ao novo dono seja atribuída a obrigação do pagamento do aluguel.

Pode ser feito sem a necessidade do consentimento do proprietário do local. No entanto, essa tarefa deve ser comunicada ao proprietário recinto.

No caso de rescisão do contrato, o arrendador poderá aumentar o preço do aluguel. O passo o ponto deve ser realizada em cartório e com escritura pública.

Leia também:  Salvador o que fazer na cidade gastando pouco?

Vantagens e desvantagens de adquirir instalações por passo o ponto

Vantagens:

Você também adquire clientes fiéis que compraram naquele local, garantiram as vendas.

Armazena o estoque e, algumas vezes, o estoque pode ser comprado a um preço relativamente barato.

Quando uma loja é transferida com instalações alugadas há muitos anos, o custo do aluguel geralmente é baixo. Isso é conveniente, embora o proprietário possa aumentar o preço, mas ele certamente permanecerá mais baixo do que o preço do restante das instalações para alugar.

Desvantagens:

Se o estilo do comércio anterior não for o mesmo que você deseja implantar no local, os clientes e o estoque anteriores não serão muito úteis.

Às vezes, o valor da transferência é muito alto, pois geralmente é o resultado do trabalho de vários anos. Isso vai custar para você recuperar esse custo.

Se você considerar o pagamento de um passo o ponto SP para um estabelecimento comercial em atividade diferente da atual, deverá calcular bem os custos das novas atividades.

Em geral, as transferências são mais interessantes se o novo negócio estiver intimamente relacionado a atividade que loja transferida já tem. Antes de iniciar uma nova atividade, será necessário que você avalie bem para ter sucesso no seu empreendimento.

Acesse o blog para ler mais artigos!

No votes yet.
Please wait...